História

UMA ESCOLA DA INFÂNCIA

O Núcleo de Educação da Infância foi criado como Unidade Suplementar pela Resolução 55/1979 – COSUNI, de 17 de maio de 1979. Em sua origem nomeado Núcleo 

O Núcleo de Educação da Infância foi criado como Unidade Suplementar pela Resolução 55/1979 – COSUNI, de 17 de maio de 1979. Em sua origem nomeado Núcleo Educacional Infantil, tinha como característica inicial de atuar como creche para atender à comunidade universitária feminina - funcionárias, alunas e professoras da UFRN, recebendo crianças a partir de 3 meses de idade. Tal projeto, entretanto, foi inviabilizado pelos altos custos, que a infraestrutura de uma creche acarretaria, desse modo, o núcleo foi definido como pré-escola e começou a funcionar em 04 de junho de 1979, atendendo crianças na faixa etária de 1 ano e 8 meses a 2 dois anos e 6 meses aos 5 anos e 11 meses de idade. Em 2008, o ingresso das crianças foi ampliado para a comunidade em geral.

Em 2002 foi regulamentado pela Resolução nº 002, de 15 de janeiro de 2002, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Atualmente, funciona como uma Escola de Aplicação, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e ao Centro de Educação - CE, dedicando-se à Educação Infantil (creche e pré-escola) e ao Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização). Já em 2013, por meio da Resolução 13/2013, de 18 de outubro de 2013, esta comunidade escolar acolhe as crianças e os servidores da Unidade Educacional Infantil-UEI/UFRN, ampliando assim o seu atendimento.

O Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN parte do pressuposto de que a formação, aprendizado e desenvolvimento da criança no contexto escolar e social vincula-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora-dinamizadora das relações entre as experiências e conhecimentos da criança e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade; e da participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola. Para assumir este papel, define um conjunto de princípios teóricos a partir dos quais são estruturadas as atividades curriculares.

Em seus mais de 30 anos de existência construiu uma educação de qualidade, ampliou a oferta de ensino para a educação básica, com a implementação do Ensino Fundamental no ano de 2010; iniciou o seu percurso na Pesquisa, e na Extensão investido em ações de formação docente (Cursos de Aperfeiçoamento, Cursos de Especialização e organização de Seminários e Encontros de Educação).