Notícia

04/09/2018

Inscrição para o curso "Ensino de Arte: práticas inclusivas na educação da infância"

Ensino de arte: práticas inclusivas na educação da infância
Ensino de arte: práticas inclusivas na educação da infância

Este curso tem como objetivo promover ações de formação continuada de professores sobre o ensino de arte na infância considerando o contexto da educação inclusiva, apresentando diálogos estéticos e pedagógicos entre as linguagens artísticas, as deficiências (sensorial e intelectual) e o transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. O público-alvo será constituído por pedagogos e professores de Arte que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso se constitui um espaço de reflexão associado ao projeto de pesquisa Artes Visuais e práticas docentes na Educação Infantil (NEI – CAp /UFRN) e será estruturado a partir de estudos teóricos, relatos de experiência e proposição de atividades práticas, contribuindo, assim, com o processo de ação-reflexão dos docentes/cursistas em suas respectivas escolas. Esta ação também está vinculada aos programas CONFOR e PROFOCO (Centro de Educação/UFRN) e ao projeto de extensão Artes Visuais na Educação da Infância: processos de formação de mediadores para o ensino/aprendizagem de artes (NEI – CAp /UFRN).

 

O curso será constituído por 15 encontros temáticos, produção de artigo final e apresentação em um seminário de encerramento. A carga horária total é de 180 horas extracurriculares e os encontros acontecerão nas quintas-feiras, no turno da noite, no Laboratório de Artes do Centro de Educação (UFRN). O cronograma das aulas e outras informações serão divulgados por e-mail após a seleção, mas a previsão é que as aulas iniciem no dia 27 de setembro de 2018.

 

Quem pode participar? Temos, ao todo, 40 vagas que serão destinadas para:
Professores, auxiliares de creche e bolsistas do Núcleo de Educação da Infância.
Professores da rede pública (municipal e estadual), atuantes na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental (com formação em Arte ou Pedagogia).

 

Período de inscrição: 03 a 14 de setembro
APENAS por meio do formulário de inscrição disponível no link: https://goo.gl/forms/myTKPIyt7eqOEnmX2

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato conosco através do e-mail:
ensinodearte.praticasinclusivas@gmail.com