Inclusão

São duas as crianças lindas...

Não queiram que sejam iguais,

Aliás, nem mesmo tentes!

São duas crianças lindas,

Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha

 

A Educação Inclusiva somente se efetiva se as situações de aprendizagem puderem atender as demandas individuais e coletivas, por meio de ações/estratégias adequadas a cada situação não só da criança, do grupo como também da família. Para tanto, organizadores do trabalho foram construídos pela equipe como:

 

Inserção da criança desde o Berçário 1, o que possibilita o desenvolvimento de laços socioafetivos com a turma durante seu processo de escolarização na instituição;

 

  • Acolhimento e entrevistas sistemáticas com a família;

 

  • Interlocução com os outros profissionais que atende a criança fora da escola;

 

  • Atendimento pedagógico no contra turno utilizando estratégias e recursos específicos individualizados;

 

 

  • Definição de objetivos para cada criança em cada trimestre, semestre e ano letivo;

 

 

  • Escrita de relatórios descritivos, em cada trimestre, contendo as conquistas e dificuldades da criança;

 

  • Construção de tarefas de casa contextualizadas, com orientações para a família segundo os objetivos e possibilidades de cada criança;

 

  • Uso da agenda como forma de comunicação entre a escola e os familiares.