A. PRESSUPOSTOS BÁSICOS
O Núcleo de Educação da Infância, escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, parte do pressuposto de que a formação, aprendizado e desenvolvimento da criança no contexto escolar e social vincula-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora-dinamizadora das relações entre as experiências e conhecimentos da criança e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade; e da participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola. Para assumir este papel, definimos um conjunto de princípios teóricos a partir dos quais são estruturadas as atividades curriculares:
É objetivo do NEI, criar um ambiente que oportunize a interação entre crianças e entre estas e os adultos, permitindo a vivência e construção progressiva, em que a criança possa:
O nosso fazer pedagógico consiste em desenvolver atividades que sejam significativas, centradas nas curiosidades, interesses, necessidades e possibilidades da criança, ajudando-a no avanço efetivo do seu processo de desenvolvimento global.
A ação pedagógica se dá via Tema de Pesquisa que articula três eixos: o contexto sociocultural, a estrutura dos conhecimentos de área e os processos de construção de conhecimentos nas crianças. Cada um desses eixos utilizados articula-se em uma metodologia de trabalho, que tem como base os conhecimentos já produzidos em diferentes perspectivas, o que traz à tona uma reflexão sobre os limites e possibilidades para os conteúdos das diversas áreas na educação infantil e no ensino fundamental.
Desde os primeiros anos de ensino tudo o que é ressaltado como informação relevante acerca do tema é explorado através da fala e de diversas formas de registros. É, portanto, questionando, discutindo, dialogando, pesquisando, explorando, experimentando, manipulando e comparando os elementos do ambiente que as crianças constroem, em um processo onde o erro construtivo é parte do avanço e do seu conhecimento de mundo.
A necessidade de organização do tempo e do espaço da escola tem o objetivo de possibilitar a construção da orientação, segurança e autonomia da criança, resultando na estruturação de uma rotina que implica uma sequência de momentos – roda inicial, atividade, lanche, parque, hora da história, atividade e roda final – em que, dependendo do andamento do grupo, suas necessidades e interesses as atividades diárias são desenvolvidas.
A organização das turmas, no tempo e no espaço, visa favorecer a segurança e a construção da autonomia da criança. Tem como critério a estruturação das crianças por faixa etária.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Berçário II: 1 ano a 2 anos
Turma 1: 2 anos a 3 anos
Turma 2: 3 anos a 4 anos
Turma 3: 4 anos a 5 anos
Turma 4: 5 anos a 6 anos
ENSINO FUNDAMENTAL
1º ano: 6 anos a 7 anos
2º ano: 7 anos a 8 anos
3º ano: 8 anos a 9 anos
4° ano: 9 anos a 10 anos
5° ano: 10 anos a 11 anos
F. ESPAÇO
Em cada sala, os materiais estão disponíveis em locais que incitam a prática de determinadas atividades: canto da leitura, canto dos jogos, canto do faz de conta, canto da roda, como também espaços delimitados nas paredes para disposição das produções das crianças – textos coletivos e imagens. Além das salas de referência / aula, há outros espaços: biblioteca, brinquedoteca, sala de multimídia, laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de música e movimento, laboratório de linguagens, parques, quadras, solários, cozinha experimental, refeitório, auditório e sala de atendimento pedagógico.