Cursos

CURSO: Alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (Re) construindo práticas

ANO: 2023 / PÚBLICO ESTIMADO: 250 PESSOAS / CARGA-HORÁRIA: 60H

COORDENADORES: BARBARA RAQUEL COUTINHO TOSCANO AZEVEDO, MARIA JOSECAMPOS FAUSTINO DA SILVA, VANESSA ALESSANDRA CAVALCANTI PEIXOTO QUEIROZ.

RESUMO:  

No contexto atual, a linguagem escrita vem assumindo um papel primordial de comunicação e acesso aos meios digitais. A escrita saiu dos papéis e dos livros e se transpuserem para as telas e ebooks. Nossas formas de interações e expressões da linguagem tornaram-se presentes em nosso dia a dia e foram ressignificadas assumido funções socioculturais diversas, tais como auxílio à memória individual e coletiva, comunicação à distância, registro e acesso ao conhecimento e à informação, produção artístico-cultural, entre muitas outras. Desse modo, as práticas de alfabetização e letramento são ressignificadas a cada momento vivido e em sociedade, e após a Pandemia da COVID-19, os modos de ler e escrever se tornaram múltiplos, surgindo assim, a necessidade de refletirmos sobre as práticas de alfabetização nos novos tempos e (re) construir práticas. O eixo de extensão é um campo fundamental para o desenvolvimento de experiências formativas e, ao longo dos últimos anos, em nossa escola, atendeu a demandas específicas, de determinados contextos de ensino, ou também se vinculou ao atendimento de necessidades mais amplas, de diferentes instituições ou profissionais da educação. Nesse projeto, especialmente, o nosso trabalho será delineado a partir da solicitação de uma rede de ensino público, portanto atenderá a uma demanda circunscrita nas necessidades desse grupo. A secretaria municipal de Parnamirim- RN solicitaram parceria do NEI para a realização de encontros formativos, ao longo de 2022 e 2023, junto aos profissionais da educação da referida localidade. Inicialmente, a coordenação de pesquisa e extensão foi contatada a fim de estabelecer um diálogo com os responsáveis pela educação pública do município e, a partir das necessidades formativas e das possibilidades efetivas de todos os profissionais de Parnamirim e do NEI, estamos elaborando o presente projeto de extensão. Para tanto, os professores vão refletir e produzir materiais sobre práticas alfabetizadoras para os anos inicias do ensino fundamental diante das novas possibilidades do mundo atual.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


CURSO: Processos de criação e transformação na Educação Infantil: entre saberes e fazeres pedagógicos

ANO: 2023 / PÚBLICO ESTIMADO: 145 PESSOAS / CARGA-HORÁRIA: 60H

COORDENADORES: PATRICIA REGINA VIEIRA VIANA DE ANDRADE, BARBARA RAQUEL COUTINHO TOSCANO AZEVEDO, NEYSE SIQUEIRA CARDOSO.

RESUMO:  

A educação caracteriza-se como um dever do Estado e direito das crianças pequenas a partir da Constituição Federal de 1988. As especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil pressupõem alguns princípios norteadores, tais como: uma escuta atenta, respeito às diferenças, acolhimento, compreensão da criança como sujeito de direitos e produtora de cultura. Para tanto, é necessário refletir sobre o atendimento às crianças na unidade de ensino, desde a organização dos tempos e espaços educativos, oferta de materiais e, igualmente importante, sobre as metodologias e práticas pedagógicas.

Nesse sentido, a efetivação de um trabalho educacional de qualidade capaz de possibilitar o aprimoramento das aprendizagens das crianças acontece por meio da formação continuada de uma equipe docente. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim-RN, por intermédio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil (CODEI), solicitou a parceria do NEI do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação (CAp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a realização de encontros formativos para os coordenadores(as) e diretores(as) pedagógicos(as) que serão desenvolvidos por meio de palestras, oficinas e problematizações de questões que compõem as práticas cotidianas que envolvem a Educação Infantil. Sendo assim, a partir das necessidades formativas e disponibilidade dos profissionais de Parnamirim e do NEI-CAp/UFRN, estamos propondo o presente projeto de extensão.

Os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo NEI/CAp-UFRN estão voltados para questões relacionadas às políticas públicas e a formação dos profissionais da Educação Básica. Logo, o objetivo deste projeto de extensão é proporcionar um espaço de formação continuada para coordenadores(as) e diretores(as) pedagógicos da Educação Infantil. Vislumbra-se, ainda, que os estudos e reflexões acerca da prática pedagógica possam desenvolver princípios que venham inspirar a prática docente, bem como, contribuir com o trabalho educativo desenvolvido em cada instituição envolvida no projeto.

Espera-se que os diálogos oportunizados durante a formação estreitem o vínculo entre a Universidade e a Educação Básica e assim contribuir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e para a qualidade no atendimento às crianças pequenas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

 

CURSO: Dimensões da coordenação pedagógica na escola da infância

ANO: 2023 / PÚBLICO ESTIMADO: 50 PESSOAS / CARGA-HORÁRIA: 100H

COORDENADOR: RIVALDO BEVENUTO DE OLIVEIRA NETO.

RESUMO:  

O Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN, Colégio de Aplicação, vinculado ao Centro de Educação – CE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, dedica-se à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estruturando suas ações no tripé ensino, pesquisa e extensão.

No âmbito da formação inicial, recebe estudantes de diversas áreas da graduação para realização de estágios supervisionados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Coordenação Pedagógica, além de outro setores da instituição.

No que se refere à formação continuada, atua formando professores da Educação Básica, com ênfase na educação da infância. Segundo Christov (2012, p. 9): A educação continuada se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humanos como práticas que se transformam constantemente.” Nessa perspectiva, dentre os profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento em nossos cursos de extensão, estão os coordenadores das escolas que atuam com crianças. Buscando atender essa demanda específica, ofertamos este curso destinado à formação dos coordenadores pedagógicos das escolas da Educação Básica, que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 006/2022-CONSEPE, de 26 de abril de 2022, em seu Art. 13 “Cursos de extensão universitária são atividades com duração determinada de caráter educativo, social, ambiental, cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, que permitam a relação teoria-prática.” (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2022)

Compreendemos que a formação do coordenador pedagógico deve ser priorizada no contexto educacional, pois “é necessário que ele seja capaz de identificar essa trama educativa para que exerça seu papel com sucesso. É fundamental também que esteja preparado para discernir os diferentes níveis de sua atuação, para que não se limite a apenas a um deles, dificultando o crescimento e o amadurecimento da escola. (GUIMARÃES; VILLELA, 2015, p. 39).

O Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN parte do pressuposto de que a formação, o aprendizado e o desenvolvimento da criança no contexto escolar e social vincula-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora-dinamizadora das relações entre as experiências e conhecimentos da criança e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade; e da participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola. Para assumir este papel, define um conjunto de princípios teóricos a partir dos quais são estruturadas as atividades curriculares.

O Art. 31 da RESOLUÇÃO Nº 012/2022-CONSUNI dispõe que: “A Coordenação de Ensino do NEI-CAp/UFRN é responsável pelo planejamento, estruturação, supervisão, orientação, acompanhamento e avaliação das atividades de ensino.” (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2022). A coordenação pedagógica do NEI, como um setor responsável por articular todas essas dimensões na escola da infância, assume também neste projeto, via extensão universitária, o compromisso de formar os coordenadores pedagógicos do estado do Rio Grande do Norte.

O objetivo do curso DIMENSÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DA INFÂNCIA é contribuir com a formação dos coordenadores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e promover diálogos em torno da atuação desse profissional em contexto escolar, tendo como ponto de reflexão, as experiências do NEI-CAp, dos professoresformadores e as experiências dos próprios cursistas associadas às temáticas em estudo.

O público-alvo será constituído por coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil e/ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Educação Básica do estado do Rio Grande do Norte/RN. Em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN – UNDIME-RN, agenciaremos os cursistas, de modo a atender um coordenador de cada município do estado nesta formação, visando a multiplicação dos saberes nas redes municipais de ensino. O curso poderá ter uma segunda oferta no ano subsequente de sua primeira turma, com a meta de formar um coordenador pedagógico em cada município do estado. O Art. 14, §3º da RESOLUÇÃO Nº 006/2022-CONSEPE, prevê que: “Os cursos de capacitação têm como objetivo socializar conhecimentos sistematizados e divulgar técnicas em áreas profissionais específicas, com vistas ao aprimoramento do desempenho profissional ou ao manejo mais adequado de procedimentos ou técnicas.” (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2022).

Como desdobramento dessa ação, realizaremos o 1º Seminário “Dimensões da Coordenação Pedagógica na Escola da Infância”.

Institucionalmente, o curso está vinculado ao Programa de Formação Continuada do Centro de Educação da UFRN (PROFOCO), ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFRN (COMFOR/UFRN) e ao Programa Laboratório Aberto.